International Uranium Film Festival abre mostra hoje (14/2) em Nova Iorque, onde exibirá mais de 60 filmes

 Festival acabou de acontecer em Washington e com intensa participação do público

 

Realizado no Brasil (Rio de Janeiro) desde 2011, o Urânium em Movi(e)mento, em inglês International Uranium Film Festival, apresentou em Washington, entre os dias 10 e 12 de fevereiro, uma mostra especial com os filmes vencedores de sua edição 2013.

Sediada pelo Instituto Goethe de Washington e com apoio da Fundação Heinrick Böll, o Uranium Film Festival (IUFF) abriu seu calendário na capital dos EUA exibindo uma produção brasileira; Pedra Podre, do diretor Walter Behr, que, após a sessão, participou de um debate via Skype com o cineasta indiano Pradeep e a japonesa Yuko Tonohira, presentes à mostra. Para debater o tema principal da noite de abertura da mostra; ‘Usinas Nucleares’, integraram a mesa, representantes de três países de destaque no assunto: Brasil, Índia e Japão.

No primeiro dia da mostra do IUFF no Instituto Goethe de Washington houve uma recepção com coquetel aberto ao público após a exibição do filme ‘The Atomic States of America’, dos diretores Don Argott & Sheena M. Joyce, enquanto um telão exibia curtas animados que integravam a relação de filmes do festival. O público compareceu em grande número lotando todas as sessões da mostra e participou ativamente dos debates.

Durante o coquetel, o diretor do Instituto Goethe de Washington, Wilfried Eckstien, apresentou os organizadores do festival para o público, que agradeceram a parceria e falaram sobre a proposta do festival. O idealizador do International Uranium Film Festival, Norbert Suchanek, falou sobre a estória do festival e de como ele surgiu. Já a diretora do IUFF, Marcia Gomes de Oliveira, destacou a importância do apoio da FAETEC (Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio e Janeiro) ao festival e o reconhecimento do mesmo como um instrumento educativo e que atende os preceitos da Agenda 21, sobretudo em seu Capítulo 22: “Como tratar os resíduos radioativos?”. Após a cerimônia, foi exibido o filme Tailings (rejeitos radioativos), que contou com a presença de seu diretor, Sam Price-Waldman, que encerrou a primeira noite do IUFF em Washington com um bate papo com o público do festival.

A imprensa norte-americana registrou a mostra em Washington através de uma TV local, que entrevistou o idealizador do IUFF, Norbert Suchanek e alguns cineastas presentes ao festival.

O segundo dia do International Uranium Film Festival foi rico em nível de trocas de informações e aprendizados. O cineasta Adam Horowitz esteve presente à exibição de seu impactante filme ‘Nuclear Savage’ e encantou a plateia com sua explanação no debate após a sessão. Mesmo com o frio de um dos mais gélidos invernos americanos e muitos graus abaixo de zero, o público não queria ir embora e ficou até o final. Adam Horowitz também participará da mostra do IUFF em Nova Iorque.

O festival encerrou sua passagem pela capital norte-americana na noite desta última quarta-feira (12) com a exibição do filme brasileiro Pedra Podre. A noite teve a presença do cineasta indiano Pradeep, vencedor do Oscar Amarelo 2013 (premiação concedida pelo festival aos melhores filmes eleitos pelo júri especializado).

 

Mostra será aberta nesta sexta-feira em Nova Iorque, ​onde ​mais de 60 filmes serão exibidos no Pavilion Theater

Depois do pit stop em Washington, o festival embarca para seu evento principal na Big Apple: No Brooklyn, no The Pavilion Theater, onde serão exibidos a partir desta sexta-feira (14) até 19 de fevereiro mais de 60 filmes.

Realizadores dos EUA, Índia e Brasil participarão da mostra em Nova Iorque, e a carioca diretora do festival, Marcia Gomes de Oliveira, representante da Agenda 21 da FAETEC Rio de Janeiro também estará presente em todas as atividades do Internacional Uranium Film Festival nos EUA.

 

Destaques na Programação

Os destaques da produção norte-americana ficam por conta do melhor documentário do festival em 2013: Nuclear Savage: The islands of secret Project 4.1, do diretor Adam Horowitz, que estará presente à mostra; Hibakusha: Our life to live, de David Rothauser, que também comparecerá, e Atomic Ivan, dirigido por Vasily Barkhatov. O filme é o primeiro no mundo a ser feito em uma usina nuclear e foi o grande vencedor do festival em 2013.

Da América Latina, os destaques são o filme 8:15 de 1945 do argentino radicado em São Paulo, Roberto Fernandez, e Rotten Rock, produção Brasil/ Argentina dirigida por Walter Behr.

Destaque também para as animações, gênero que vem ganhando cada vez mais espaço no festival.

A entrada para a mostra é gratuita e o Pavillion Theater fica na Rua 188, Prospect Park, Brooklyn, N° 11215.

O Urânio em Movi(e)mento - International Uranium Film Festival é o primeiro festival de cinema a tratar dos problemas e desafios relacionados às questões nucleares e radioativas. Este ano, o festival chega a sua quarta edição, já tendo passado por grandes capitais mundiais, como São Paulo, Recife, Salvador e Fortaleza, no Brasil; Lisboa e Porto, em Portugal; Berlim e Munique, na Alemanha, e esteve, ainda, em dez grandes cidades na Índia, incluindo Nova Delhi, Hyderabad e Mumbai.

A edição 2014 do International Uranium Film Festival acontecerá de 14 a 24 de maio na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM).

 

Programação

Washington

Veja no site do festival a programação completa e a sinopse dos filmes que serão exibidos em Washington. Clique aqui, ou nos links abaixo.

 

http://www.uraniumfilmfestival.org/index.php/en/travelling-festival...

http://www.goethe.de/ins/us/was/ver/en12063338v.htm

http://www.boell.org/calendar/VA-viewevt-en.aspx?evtid=13507

http://www.goethe.de/ins/us/was/ver/en12200274v.htm

 

Nova Iorque

Veja no site do festival a programação completa e a sinopse dos filmes que serão exibidos em Nova Iorque. Clique aqui, ou nos links abaixo.

 

http://www.uraniumfilmfestival.org/index.php/en/travelling-festival...

http://www.paviliontheater.com/?p=content&id=Uranium+Film+Festi...+

 

Mais informações à imprensa

Leonor Bianchi

ImprensaBR Assessoria de Comunicação

Imprensabr@gmail.com

55 22 99253-3903

55 22 99903-8733

Exibições: 67

Comentar

Você precisa ser um membro de Movimento Ecossocialista de Pernambuco para adicionar comentários!

Entrar em Movimento Ecossocialista de Pernambuco

© 2017   Criado por Movimento Ecossocialista de PE.   Ativado por

Badges  |  Relatar um incidente  |  Termos de serviço